Apoio e Reconhecimento

Guia de Negociação e Certificações

Instituto Ação Verde reconhece as ações e iniciativas das empresas na preservação do meio ambiente por meio de Selos e Certificações

O Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) estabeleceu um padrão internacional de mensuração e monitoramento do impacto das atividades humanas no aumento das emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE. Esse instrumento foi utilizado como referência para a produção de metodologias de linha de base e monitoramento e elaboração de projetos de geração de créditos de carbono, da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC). O mesmo padrão do IPCC serve de base para o desenvolvimento de metodologias de Mensuração, Relatório e Verificação – MRV dos mercados voluntários de carbono.

Nem somente de compra e venda de créditos de serviços ecossistêmicos, incluindo de carbono, vivem os negócios com bens e serviços ambientais. A adoção de boas práticas e a Análise de Ciclo de Vida – ACV são essenciais para avaliar e melhorar a competitividade dos negócios na Economia Verde. O instrumento de publicidade da competitividade dos negócios na Economia Verde muitas vezes compreende a certificação. A certificação ambiental das cadeias produtivas e de prestação de serviços é um instrumento para construir estratégias de mercado na Economia Verde.

Dessa forma o Guia de Negócios de Bens e Serviços Ambientais buscar servir de instrumento para que os empreendedores identifiquem as oportunidades e desafios no mercado de Carbono, ao mesmo tempo em que promove o uso dos selos de Certificação de Empresa Responsável CO2 e Cultivador de Bioma CO2, Ecossistema Vivo. Os selos são uma ferramenta para transmitir o reconhecimento do Instituto Ação Verde para as cadeias produtivas e de prestação de serviços que contribuem para a Economia Verde. Através da PNBSAE/MT ele simboliza a transferência de recursos entre as empresas com emissões de GEE e os vendedores de créditos, assim como o comprometimento das cadeias produtivas e de prestação de serviços com o enfrentamento das mudanças climáticas globais.

Certificação Ação Verde CO2 – Empresa Responsável: Floresta Viva

As empresas e instituições que realizarem o  Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE junto ao Instituto Ação Verde e registrarem nesta Plataforma de Negócios poderão receber o Certificado de Neutralização de Gases de Efeito Estufa – Selo Empresa Responsável: Floresta Viva, por promoverem ações de neutralizações de gases poluentes através da compra de créditos de carbono. 

Certificação Cultivador de Bioma CO: Ecossistema Vivo

O projeto de redução de gases de efeito estufa registrado nesta Plataforma de Negócios após o monitoramento tem os resultados verificados por empresa credenciada que permitirá a emissão de Certificados de crédito de carbono aptos a serem negociados e consequentemente a permissão de uso do selo cultivador de biomas.

As práticas e usos da terra, incluindo agricultura, criação de animais domésticos e plantação de florestas nos cenários rurais, são importantes para a conservação da biodiversidade e dos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Atlântico, Pantanal, Pampa e Marinho), assim como de todos os serviços ecossistêmicos.

Os bens e serviços que busquem contribuir para os serviços ecossistêmicos, devem ser reconhecidos como tal, para que o público em geral possa ter acesso a oportunidades de fomentar essas atividades. Com o uso de Indicadores específicos, que mensuram o nível de conformidade das práticas de uso da terra com os Critérios e Princípios de cultivo dos biomas, o aperfeiçoamento das atividades de produção de commodities na direção da conservação dos serviços ecossistêmicos pode ser evidenciado.

A possibilidade de utilizar esse nível de gerenciamento territorial da produção de commodities como uma ferramenta de marketing, é importante para contribuir com o aumento do seu consumo pela sociedade. O aumento do consumo de bens e serviços ambientais, vai contribuir para a conservação dos serviços ecossistêmicos dos cenários rurais em que são produzidos.

Certificação de Empresa Responsável: Ecossistema Vivo

O projeto de inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, registrado nesta Plataforma de Negócios tem os resultados verificados por empresa ou profissional credenciado que permitirá a emissão de registro de emissões de GEE. Os indivíduos e organizações que tem seus inventários registrados na PNBSAE podem adquirir créditos de carbono de projetos disponibilizados por outros membros registrados, e com isso passam a ter o direito de acesso ao selo de certificação Empresa Responsável CO2: Ecossistema Vivo.

As atividades humanas relacionadas com a indústria, o transporte, a construção, o comércio, a energia, os resíduos, a agricultura e outros usos da terra implicam em emissões de GEE na atmosfera. Essas emissões quando corretamente identificadas podem ser monitoradas, controladas, diminuídas, compensadas e neutralizadas. As empresas que realizam os inventários de emissões de GEE estão dando sinais de preocupação com a questão ambiental.

As empresas que produzem com qualidade ambiental precisam ser diferenciadas nos mercados. Os bens e serviços que busquem contribuir para os serviços ecossistêmicos, devem ser reconhecidos como tal, para que o público em geral possa ter acesso a oportunidades de fomentar essas atividades. Com o uso de Indicadores específicos, que mensuram o nível de conformidade das práticas cotidianas com os Critérios e Princípios de Empresa Responsável, o aperfeiçoamento das atividades de produção e prestação de serviços na direção da conservação dos serviços ecossistêmicos pode ser evidenciado.

O Selo de Empresa Responsável CO2: Ecossistema Vivo é utilizado para identificar os indivíduos, eventos, empresas, instituições, organizações e outros que estão investindo na gestão de GEE nas suas atividades. A empresa certificada demonstra que alcançou o mais elevado nível na RSC relacionada com as emissões de GEE das empresas.