Nossas Metodologias

Metodologias

A PNBSAE utiliza metodologias mundialmente que garantem o desempenho e a qualidade das atividades.

Diferentes Alternativas de Uso da Terra (Propriedades Rurais)

Para o cenário rural as metodologias disponíveis no mercado incluem aquelas voltadas para os diferentes usos da terra, incluindo áreas de conservação públicas e privadas.

Metodologia específica para Outros Setores

Essa atividade trata de avaliar as metodologias de linha de base e monitoramento disponíveis para as atividades econômicas no âmbito das ações para controlar as emissões de GEE, e propor as mais adequadas para o setor produtivo no Estado de Mato Grosso.

Metodologia para Consulta Pública

Esta atividade trata de disponibilizar todas as metodologias enviadas para consulta pública dos interessados.

Registro de Metodologias

Para ser elaborado um projeto de geração de créditos de carbono, ele precisa seguir princípios que permitam Mensurar, Relatar e Verificar com precisão o nível do serviço ecossistêmico sendo prestado. Esse sistema de MRV é que vai permitir identificar o prestador do serviço, a quantidade e o valor dos créditos.

A PNBSAE aceita todas as metodologias existentes, dos mercados regulatórios e voluntários, que tenham sido enviadas para registro, verificadas internamente e disponibilizadas para os usuários. Devem ser realizados treinamentos periódicos para atualização dos usuários, consultores e auditores da PNBSAE.

A PNBSAE também pode aceitar metodologias novas, que tenham sido desenvolvidas e aprovadas por meio de consultas públicas, desde que remetidas para avaliação e registro. A PNBSAE permite que o mercado julgue a viabilidade de investir em projetos com diferentes abordagens de RSC.

Portanto, para registro de uma metodologia de MRV junto à PNBSAE, ela tem de ser enviado para análise, passar por auditoria interna e ser disponibilizada através do mecanismo para os interessados. Metodologias ainda não disponibilizadas na PNBSAE e que sejam utilizadas em PIN ou projetos de carbono, poderá vir a ser aprovadas para uso, desde que cumpra com critérios de adequação. Os critérios de adequação de metodologias MRV para a PNBSAE incluem seu uso com sucesso em outros projetos, o reconhecimento do mercado, a aprovação por outro mecanismo renomado de desenvolvimento de projetos, parecer técnico de especialista da área recomendando sua utilização e outros.

Para registro de metodologia MRV na PNBSAE, são necessários os seguintes documentos os quais poderão ser enviados para o e-mail comunicacao@acaoverde.org.br :

1. ART do profissional habilitado para trabalhar na área;

2. Documento integral da metodologia, incluindo fonte primária da mesma (MDL, VCS, Plan Vivo etc);

3. Autorização ou declaração, ou outra comprovação, de publicidade da metodologia – quando for o caso (consulta pública, aprovação de Painel Técnico etc);

4. Parecer técnico favorável de Consultor registrado da PNBSAE sobre a aplicabilidade da metodologia MRV para os objetivos da PNBSAE;

5. Parecer técnico favorável de Auditor da PNBSAE sobre a metodologia MRV em questão;

6. Pedido de registro de metodologia MRV junto à PNBSAE.