O Projeto Verde Rio visa recuperar e preservar 100% das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso, trazendo benefícios não só aos ecossistemas locais, mas também à população do Estado.
O objetivo do Projeto Verde Rio é a recuperação e preservação das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso, trazendo benefícios não só aos ecossistemas locais, mas também à população do Estado. Dentro dessa demanda, o projeto Verde Rio foi dividido em: Pantanal, Amazônia e Cerrado, de forma a respeitar cada um dos 3 biomas de Mato Grosso e atender as suas especificidades.
Para ter sucesso nesta tarefa, seus idealizadores mapearam as principais experiências de sucesso em iniciativas de recuperação de matas ciliares no Brasil e, em particular, no próprio Estado de Mato Grosso.
O Instituto Ação Verde definiu o Rio Cuiabá como a primeira etapa do projeto, o Verde Rio Pantanal, que engloba os rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço.
O Rio Cuiabá é a principal fonte de água doce de duas das maiores cidades do Estado, a capital Cuiabá e o município vizinho, Várzea Grande, que hoje possui cerca de 2.000 ha com necessidade de intervenção imediata. E para a recuperação de suas margens, uma série de providências estão sendo tomadas.