Serviços Ecossistêmicos

Os bens de consumos (os bens sintéticos em especial) produzidos pelo homem variam em tamanho e função. Esses bens vão desde microchips a caminhões. Esses bens estão a nossa volta e os vemos e os utilizamos o tempo todo. Da mesma forma, contamos com os serviços prestados pelo homem, como energia elétrica, tratamento e distribuição de água, internet dentre outros.

Assim como as empresas fabricam bens e serviços, a natureza também o faz. Estamos familiarizados com os bens produzidos pela natureza como, por exemplo, alimento, água, fibras dentre outros. Por outro lado, estamos menos familiarizados com os serviços que a natureza presta para nós e para todo ecossistema.

Alguns dos muitos serviços que dão suporte a vida prestados pela natureza diariamente nos oceanos, nas florestas, nas áreas úmidas (o Pantanal mato-grossense, por exemplo), pastagens dentre outros são:imagem 02

  • Filtragem natural da água
  • Regulação dos climas
  • Ciclo de nutrientes
  • Polinização
  • Controle de pragas
  • Regulação de doenças
  • Controle de inundações

Os serviços ambientais dos ecossistemas, ou serviços ecossistêmicos, geram benefícios para a sociedade e podem ser identificados, mensurados e avaliados. São benefícios como produção de alimentos e de água, seqüestro e estoque de carbono, controle de erosão e de escorrimento superficial, a conservação da biodiversidade, polinização, a beleza cênica, o controle de doenças e uma série de outros.


Imagem 1Muitos desses serviços ecossistêmicos afetam e são afetados pelas cadeias produtivas de "bens e serviços", que seriam então, mais bem definidos, como "bens e serviços ambientais". Ainda não há um consenso mundial sobre a classificação precisa de todos os bens e serviços ambientais, mas já existem listas utilizadas para sua avaliação e proposição de mecanismos tarifários de liberação comercial. A isenção de taxas de importação e exportação, de bens e serviços ambientais no comércio internacional é uma tendência.

De fato, todas as cadeias produtivas mundiais estão buscando a análise dos seus impactos nos serviços ecossistêmicos, como forma de aumentar a competitividade de suas economias, nos mercados globais.

Voltar   |   Principal
Logomarca PNBSAE

Logomarca PARCEIROS